Situação envolvendo Endrick

Endrick é tratado como uma das maiores promessas reveladas pelo Palmeiras nos últimos anos, mas ainda não conseguiu corresponder às expectativas desde que chegou ao futebol europeu. Em busca de mais minutos em campo, o atacante deixou o Real Madrid e acertou empréstimo com o Lyon, da França, para a sequência da temporada. No entanto, o brasileiro pode ficar fora de uma competição importante da UEFA.

Isso porque a UEFA barrou a inscrição de Endrick na fase atual da Europa League pelo clube francês. O regulamento da entidade não permite a inscrição de novos jogadores nesta altura da fase de grupos, o que impede o atacante de atuar pelo Lyon nesta primeira etapa do torneio continental.

Dessa forma, Endrick só poderá jogar a Europa League caso o Lyon avance para a fase de mata-mata. Até lá, o brasileiro deverá ser utilizado apenas na Ligue 1 e na Copa da França.

Ainda assim, o impacto é considerado limitado, já que a fase atual da competição está em sua reta final, e o atacante deixará de disputar apenas duas partidas. O último compromisso do Lyon nesta fase da Europa League será no dia 29 de janeiro, contra o PAOK, da Grécia. A partir daí, caso o clube francês avance, Endrick poderá ser inscrito normalmente para as fases seguintes da segunda principal competição de clubes do futebol europeu.

Detalhes da ida para o Lyon

Para contar com o atacante, o Lyon desembolsou cerca de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 6,5 milhões), pelo empréstimo válido até junho de 2026. O Real Madrid não incluiu opção de compra no acordo, já que a ideia é que o jogador ganhe mais minutos em campo e retorne mais amadurecido.

TALAVERA DE LA REINA, SPAIN – DECEMBER 17: Endrick of Real Madrid looks on prior to the Copa del Rey match between CF Talavera and Real Madrid at Estadio El Prado on December 17, 2025 in Talavera de la Reina, Spain. (Photo by Florencia Tan Jun/Getty Images)

Endrick já estará à disposição do técnico para o duelo contra o Monaco, no dia 3, pela Ligue 1, e a expectativa da torcida é de que o brasileiro receba suas primeiras oportunidades com a camisa do clube francês. O atacante, de 19 anos, tem contrato com o Real Madrid até junho de 2030 e, pelo clube espanhol, soma 40 partidas disputadas, com sete gols marcados e uma assistência, em 946 minutos em campo.

Opinião do Antenados no Futebol

A ida de Endrick para o Lyon é uma decisão acertada para sua carreira. Apesar de ficar fora de alguns jogos da Europa League gerar preocupação inicial, a tendência é que o clube avance de fase e o brasileiro possa disputar o torneio. O principal objetivo, neste momento, é ganhar sequência e minutagem no futebol europeu.