Derrota com polêmicas

O Bahia segue em uma sequência de desempenho abaixo das expectativas nas últimas partidas. Nesta quarta-feira (24), a equipe baiana sofreu mais uma derrota, desta vez para o Vasco da Gama, por 3 a 1, em São Januário, em partida válida pela 16ª rodada atrasada do Brasileirão Série A.

O resultado veio acompanhada de polêmicas envolvendo a arbitragem, principalmente em relação ao meio-campista Jean Lucas, expulso no primeiro tempo após um lance revisto pelo VAR.

CBF divulga áudio

O árbitro João Vitor Gobi, após a revisão do VAR, decidiu expulsar Jean Lucas por uma cotovelada em Cauan Barros. No áudio divulgado pela CBF, o árbitro de vídeo, Gilberto Rodrigues Castro Júnior, narra a justificativa da expulsão.

“Para mim, ele (Jean Lucas) faz um movimento de braço que não precisa. Pega claramente no rosto do atleta. O jogador atinge o rosto do adversário com o cotovelo, num movimento adicional e deliberado”, diz o Var.

O árbitro principal, João Vitor Gobi, ao revisar o lance no monitor, destacou que Jean Lucas realmente atingiu o adversário com força desnecessária: “O jogador número 6 vai disputar a bola, aí, com o cotovelo, uma parte dura, ele atinge uma parte de cima, que é o rosto do adversário, com uma intensidade alta. Por esse motivo, volto à decisão: tiro livre direto, cartão vermelho para o número 6, por jogo bruto grave, com o cotovelo atingindo o rosto”.

RJ – RIO DE JANEIRO – 24/09/2025 – BRASILEIRO A 2025, VASCO X BAHIA – O arbitro Joao Vitor Gobi durante partida entre Vasco e Bahia no estadio Sao Januario pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Lance envolvendo Sanabria

Já no segundo tempo, o atacante Sanabria, do Vasco, protagonizou outro lance polêmico ao atingir Puma Rodríguez com a sola do pé. O VAR recomendou a revisão, e Gilberto descreveu a jogada: “Ele (Sanabria) vem por cima, ele não atinge a bola, atinge com a trava da chuteira, o peso está todo lá. O atleta vem com a perna em riste e atinge por cima. Ele não disputa a bola. Ele atinge com intensidade alta a perna do adversário.”

“Para mim, tem um contato com a sola do pé. É um contato, para mim, com intensidade média. É pé com pé, não pega contato pleno na canela. Vou voltar com tiro direto e cartão amarelo”, determinou João Vitor Gobi.

Foco no Palmeiras

Com a derrota, o Bahia segue pressionado e tenta virar a página. O próximo compromisso será neste domingo (28), contra o Palmeiras, às 16h, na Fonte Nova, pela 25ª rodada do Brasileirão Série A.