O Grêmio passa por uma grande reformulação em seu elenco. Ao todo, 16 jogadores foram liberados pelo novo Departamento de Futebol. A comissão técnica de Luís Castro tem liderado uma verdadeira ‘limpa’ no plantel tricolor.

Além disso, o novo treinador gremista descartou a utilização de dois estrangeiros: Aravena e Cuéllar. A dupla não está nos planos e pode ser negociada pelo Imortal ainda nesta janela de transferências. Diante deste cenário, o futuro de Martin Braithwaite também entrou em pauta.

Situação de Braithwaite

O dinamarquês de 34 anos sofreu uma grave contusão na reta final da temporada passada. Braithwaite rompeu o tendão de Aquiles em setembro e, desde então, se recupera da cirurgia. A expectativa é que o centroavante volte a ficar disponível a partir do começo de março. 

Foi revelado pela Rádio Imortal que o camisa 22 vai ser avaliado por Luís Castro para uma decisão final ser tomada sobre seu futuro. Até lá, a situação do atacante segue indefinida — apesar de contrato até dezembro de 2027, uma saída não está descartada.

Martin Braithwaite jogador do Gremio durante partida contra o Mirassol no estadio Arena do Gremio pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Liamara Polli/AGIF

Se Braithwaite deixar o Grêmio, o dinamarquês deve retornar ao futebol europeu. Em contrapartida, há quem garanta em Porto Alegre que a vontade de Braithwaite é reencontrar seu momento artilheiro vestindo a camisa do Imortal.

Desde que chegou em 2024, Braithwaite soma 23 gols anotados e cinco assistências em 55 jogos disputados pelo Tricolor. Ele se machucou na partida contra o Mirassol, lesão considerada a mais grave de toda a sua carreira.

Opinião do Antenados no Futebol

A avaliação de Braithwaite por Luís Castro é uma decisão sensata diante do cenário de reformulação no Grêmio. Mais veterano, ele retorna de uma lesão grave e precisa mostrar que ainda pode render em alto nível. Se responder bem fisicamente, pode ser útil; caso contrário, a saída será um caminho natural.