Derrota fora de casa

O Palmeiras foi superado pelo Mirassol no último domingo (9) no Estádio Maião, em partida que valeu pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar da derrota por 2 a 1, o Verdão se manteve na liderança da competição com 68 pontos, mesma pontuação do Flamengo, mas à frente pelo número de vitórias.

Muitos torcedores do Palestra culparam o técnico Abel Ferreira pela derrota, mais uma do Verdão enfrentando equipes do G6 do Brasileirão. Jogos contra os primeiros colocados da tabela têm sido um problema para o Palmeiras nesta temporada.

Abel Ferreira minimiza desempenho do Palmeiras contra o G6

O aproveitamento do Palmeiras contra o G6 é de apenas 20% — foram dez partidas contra os seis melhores times do Brasileirão, com seis derrotas, três empates e apenas uma vitória (1 a 0 contra o Botafogo no Nilton Santos).

Contra times do G4, o aproveitamento cai ainda mais — 11,4%, visto que perdeu os dois jogos para o Flamengo, perdeu um e empatou outro com o Cruzeiro e ‘repetiu a dose’ contra o Mirassol, com um empate e uma derrota contra o 4º colocado. No entanto, o técnico Abel Ferreira não mostrou incômodo com esses dados e minimizou a importância de jogos contra equipes do G6.

Abel Ferreira não se incomoda com desempenho do Palmeiras contra o G6. Foto: Fabio Giannelli/AGIF

“Só jogamos contra o G6? Não (me incomoda), então pronto. O que me incomoda é a forma como jogamos hoje e como o adversário foi muito superior a nós em todos os níveis. Isso me incomoda. O resto… nós não jogamos apenas contra o G6, o G7, o G20, o G30. Isso é uma prova de regularidade. Ganha quem fizer mais pontos, e vamos ver no final quem terá mais pontos”, disse Abel Ferreira na coletiva.

“A mim, dá-me igual, são os três pontos que ganhamos contra o G6, ou G7, ou G1. São os mesmos pontos que perdemos contra o Bahia, por exemplo, e outras equipes. Vale três pontos”, acrescentou o treinador português.

Opinião do Antenados no Futebol

Vencer seus adversários diretos é crucial em qualquer campeonato de pontos corridos. É bem verdade que são os mesmos três pontos, mas um time vencedor precisa se impor diante de seus principais concorrentes. Além disso, esses resultados podem custar caro no fim da competição, tendo em vista que os rivais têm aproveitamento melhor nos confrontos diretos.