Brasil e Bolívia se enfrentaram nesta terça-feira (9), pela última rodada da fase de grupos das Eliminatórias da Copa do Mundo. O time Canarinho perdeu por 1 a 0, levando os bolivianos para os playoffs do Mundial.
Como foi o jogo
A Seleção Brasileira enfrentou dificuldades no primeiro tempo da partida contra a Bolívia, realizada nesta terça-feira (10) em El Alto, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Atuando a 4.100 metros de altitude e sob pressão da torcida local, o Brasil foi superado na etapa inicial e foi para o intervalo em desvantagem por 1 a 0.
Comandada por Carlo Ancelotti, a equipe brasileira iniciou o jogo com uma formação alternativa no esquema 4-3-3. O ataque foi formado por Samuel Lino, Luiz Henrique e Richarlison. No meio, Lucas Paquetá assumiu a função de armação, recuando para ajudar na saída de bola ao lado de Bruno Guimarães e Andrey.
Porém, a Bolívia dominou as ações ofensivas – evitando com que a Canarinho criasse – com destaque para o meia Miguelito, revelado pelo Santos e atualmente no América-MG. Foram 13 finalizações da equipe boliviana, a maioria de longa distância.
A pressão resultou em um pênalti assinalado aos 45 minutos, após revisão do VAR, em lance envolvendo Bruno Guimarães e o lateral Roberto. Miguelito cobrou e marcou o único gol do primeiro tempo.
O Brasil, por sua vez, finalizou pouco, sendo uma com real perigo. A equipe mostrou dificuldades para manter a posse de bola e criar oportunidades, em parte devido aos efeitos da altitude e à intensidade imposta pelos adversários.
Próximos jogos
Classificado para a Copa do Mundo de 2026, a Seleção Brasileira terá dois amistosos ainda este ano contra Coreia do Sul e Japão, nos dias 10 e 14 de outubro, respectivamente.
