De olho no mercado da bola

O Bahia não fez a temporada dos sonhos, mas seguiu mostrando evolução no trabalho em relação a anos anteriores. Agora, a diretoria analisa de perto o mercado da bola, visando dar um passo ainda maior em 2026.

A ideia é fazer contratações pontuais nesta janela, que agreguem ao time de Rogério Ceni. Contudo, não é apenas o Bahia que está no mercado em busca de reforços. Assim, jogadores do elenco atual vêm despertando interesse de várias equipes.

Ramos Mingo na mira de quarteto europeu

De acordo com o renomado jornal espanhol Sport, Southampton, da Inglaterra, Lyon, da França, PSV, da Holanda, e Besiktas, da Turquia, demonstraram interesse na contratação do zagueiro Ramos Mingo, de 24 anos, titular absoluto do Bahia.

Contudo, o clube turco é o principal interessado na contratação do zagueiro canhoto. Em um primeiro momento, a diretoria do Esquadrão não pretende liberar o jogador nesta janela de transferências, apenas em caso de uma oferta irrecusável.

Contratado no início do ano por cerca de R$ 27 milhões, vindo do Defensa y Justicia, o zagueiro deu uma resposta rápida e se valorizou muito no mercado da bola. Neste momento, o argentino é avaliado em 11 milhões de euros (aproximadamente R$ 71 milhões na cotação atual), segundo o site especializado Transfermarkt.

Ramos Mingo durante confronto contra o Vitória no Campeonato Baiano de 2025. Foto: Walmir Cirne/AGIF

Vale lembrar que o zagueiro já teve uma passagem pela Europa, mas sem sucesso. Antes de subir ao profissional do Boca Juniors, Mingo foi comprado pelo Barcelona B e depois ainda atuou pelo Oud-Heverlee Leuven, da Bélgica. Na sequência, voltou ao futebol argentino para defender o Defensa y Justicia.

Opinião do Antenados no Futebol

O zagueiro tem chamado muita atenção no mercado da bola desde que chegou ao Bahia. Por isso, o Tricolor de Aço deve realizar uma grande venda com o argentino, mas precisa esperar o melhor momento, que parece ainda não ser agora. O ideal seria aguardar, ao menos, até a janela de julho, visando uma proposta financeiramente maior.