Nova investida?

O Botafogo prepara uma nova proposta para comprar o atacante venezuelano Gleiker Mendoza, do Kryvbas, da Ucrânia. O Glorioso segue insistindo em contar com os serviços do ponta esquerdo de 24 anos para 2026.

Segundo a informação do jornalista Felipe Silva, da ESPN, o Botafogo voltará à carga com uma nova oferta para contratar Mendoza. Até então, não houve a divulgação dos valores da proposta a ser apresentada.

O atacante está avaliado em 1,2 milhão de euros (cerca de R$ 7,8 milhões na cotação atual), de acordo com a plataforma Transfermarkt. Porém, há um especilho: o Kryvbas. O clube ucraniano acabou de exercer a opção de compra do jogador junto ao Angostura, da Venezuela.

Ciente de que isto aconteceria, o Botafogo já estava em conversas com o Kryvbas para entender as condições do negócio. O Fogão, agora, pode discutir uma transferência em definitivo justamente com os ucranianos.

Mendoza: números chamam a atenção na Ucrânia

Nesta temporada, Mendoza chamou a atenção com cinco gols e nove assistências em apenas 17 partidas pelo Kryvbas. Internamente, o Botafogo considera os números como “altos” do venezuelano. Ele chegou em fevereiro à Europa após também ser emprestado ao Deportivo Táchira, em 2024.

MIAMI GARDENS, FLORIDA – OCTOBER 10: Gleiker Mendoza of Venezuela controls the ball against Nahuel Molina of Argentina during the International Friendly between Argentina and Venezuela at Hard Rock Stadium on October 10, 2025 in Miami Gardens, Florida. (Photo by Leonardo Fernandez/Getty Images)

Além disso, o atacante já acumula passagens pela Seleção Venezuelana. Ao todo, soma cinco convocações em 2025, participando dos últimos três amistosos de La Vinotinto, que não conseguiu alcançar a repescagem para a Copa do Mundo.

Kryvbas “despista” sobre o interesse do Botafogo

Recentemente, o Kryvbas não confirmou, mas também não negou o interesse do Botafogo em Mendoza. Pelo site oficial, o diretor geral, Volodymyr Baienko, despistou sobre a consulta do Botafogo. “Mais informações em breve”, disse ele, indicando que a situação deve ganhar novos capítulos.