O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, falou sobre a ideia de times dos Estados Unidos e México participarem da Libertadores. Recentemente, a ideia foi feita por um dos donos do Inter Miami, clube de Lionel Messi. Em conversa com o ge, Domínguez afirmou que a Concacaf precisa decidir a situação primeiro:

“É uma questão que eles têm que falar dentro da Concacaf. Já foi feito no passado, mas a gente é muito respeitoso com as outras confederações. Mas, sim, é uma honra que equipes de outra confederação tenham a Libertadores como referência de competição internacional e mundial.”

Mas, ao continuar, o presidente da Conmebol afirmou que a porta ficou aberta: “A porta ficou aberta, lembrem que eles estiveram aqui com a gente jogando até o ano 2017 (a última participação foi em 2016), mas se eles querem voltar, têm que voltar através da Concacaf.”

Times dos Estados Unidos e México na Libertadores

Em uma entrevista ao jornal argentino Olé, Jorge Mas, um dos donos do Inter Miami, time de Messi e Luis Suárez, falou sobre o desejo de competir na Liberta. O empresário afirmou que se trata de uma vontade sua participar da competição sul-americana. Além disso, revelou ter tido conversas com o presidente da entidade sul-americana:

“É um sonho, e obviamente já tive conversas com a Conmebol e com Alejandro, para ver a nossa participação na Libertadores. Há precedentes, porque no passado clubes mexicanos já disputaram a Libertadores. Eu quero jogar a Libertadores, já disse isso publicamente.”

Lionel Messi, jogador do Inter Miami. Foto: Mariana Bazo/Getty Images

Conmebol permitiu no passado

Entre 1998 e 2016, houve participações de times mexicanos na Libertadores. No entanto, havia uma restrição que, em caso de título conquistado, não iriam disputar o Mundial de Clubes como representantes da Conmebol. Nenhum time mexicano conquistou a taça da Liberta, mas chegaram em finais três vezes.

O Cruz Azul perdeu em 2001, o Chivas em 2010 e o Tigres em 2015. A última participação foi em 2016, ano que ocorreu a mudança no calendário da competição. A final passou a ser disputada apenas no fim da temporada, inviabilizando a presença de clubes do México.