Conheça o estádio que receberá a final da Copa Libertadores

Nesta sábado (29), às 18h (horário de Brasília), Palmeiras e Flamengo se enfrentam em partida válida pela final da Copa Libertadores da América. O palco da grande decisão é o estádio Monumental U, localizado na cidade de Lima, no Peru.

Inaugurada no dia 2 de julho de 2000, a Arena também é conhecida como ‘Coloso de Ate’ e tem como principal proprietário o Universitário Deportes. No entanto, ele também é utilizado em partidas da Seleção Peruana de Futebol.

Segundo maior estádio da América do Sul

Projetado pelo arquiteto uruguaio Walter Lavalleja Sarriés, o estádio se tornou o segundo maior da América Latina com uma carga total de pouco mais do que 80 mil torcedores. Atrás somente do Monumental de Núñez, que tem capacidade máxima para 85 mil espectadores.

O seu recorde de público foi estabelecido no mesmo dia da sua inauguração, quando o Universitário bateu o Sporting Cristal por 2 a 0. De lá pra cá, o estádio proporcionou grandes momentos para os peruanos, recebendo além de partidas de futebol, grandes shows.

Visão interna do Estádio Monumental U. (Photo by Raul Sifuentes/Getty Images)

Porque o Monumental U ficou de fora da Copa América de 2004

Entre as diversas histórias curiosas do Monumental U, entre elas está a exclusão do maior estádio do Peru da Copa América de 2004. Na ocasião, ocorreu um desentendimento entre o presidente do Universitário na época (Alfredo González) e o presidente da Federação Peruana de Futebol (Manuel Braga).

Treta que se iniciou após uma partida entre Cienciano e Universitário, em maio de 2004. Onde os Cremas terminaram o jogo com cinco jogadores expulsos e a equipe foi derrotada. Após o jogo, o presidente foi às mídias com os seguintes dizeres contra a entidade:

Se a Federação Peruana de Futebol não punir o árbitro Garay, a “U” não permitirá que o estádio Monumental U seja usado para jogos da Copa América. Não podemos ficar em casa ao lado do inimigo.”, afirmou o mandatário.

Flamengo foi campeão da Libertadores no Monumental U

Por fim, mas não menos importante. O Coloso de Ate foi escolhido pela CONMEBOL para sediar a final da Copa Libertadores de 2019. Quando foi selecionado para substituir o Estádio Nacional do Chile, sediando a primeira final em jogo único da história da competição continental.

Na ocasião, o Rubro-Negro atravessava um momento mágico da sua história. E diante do River Plate, Gabriel Barbosa marcou o seu nome na história do Monumental U e marcou os dois gols da virada dos cariocas. Um momento marcante não somente para os cariocas, mas para o futebol Sul-Americano como um todo.