São Paulo x LDU na Libertadores
O São Paulo recebeu a LDU Quito no MorumBis lotado nesta quinta-feira (25), em jogo decisivo das quartas de final da Libertadores. A missão do Tricolor desde o início era difícil — reverter a derrota por 2 a 0 sofrida na capital equatoriana na ida.
A situação ficou ainda mais complicada quando o São Paulo deixou a LDU abrir o placar, após um escanteio a favor do time de Hernán Crespo. No fim do primeiro tempo, os equatorianos ampliaram a vantagem com Medina, em gol que sacramentou o resultado final 1 a 0 para a equipe de Quito, 3 a 0 no agregado.
Equipe exposta no primeiro tempo
Diante do cenário já complicado desde o apito inicial, a estratégia de Hernán Crespo era muito clara: sufocar a LDU e buscar o gol no início do jogo, para abrir o confronto.
A priori, a estratégia funcionou, com o São Paulo pressionando a LDU e sufocando a saída de bola adversária, mas sem conseguir converter as chances em gol. No entanto, a decisão de colocar Rigoni como lateral/ala não foi bem recebida, e o jogador não conseguiu contribuir como o esperado por Crespo.
Com a bola, o São Paulo formava um 3-2-5, com uma linha ofensiva com até cinco atletas. Mas isso deixou a equipe exposta e, aos 41 da etapa inicial, custou caro quando o Tricolor sofreu um contra-ataque veloz da LDU, com Alzugaray e Medina puxando na velocidade.
São Paulo ‘abusa’ dos cruzamentos
As chances continuaram aparecendo durante o segundo tempo. Crespo mudou o posicionamento das peças e promoveu entradas importantes, como Maílton, Lucas Moura, Dinenno e o jovem Lucca.
O time ensaiou uma reação, com Luciano marcando dois gols, mas ambos foram anulados — o primeiro por impedimento e o segundo por uma suposta falta do camisa 10 no goleiro da LDU, em decisão que foi bastante criticada. A estratégia da etapa final se resumiu ao ‘chuveirinho’ excessivo após a entrada de Dinenno para a referência. No instantes finais, Luciano teve outra grande oportunidade, mas parou no goleiro Valle, para as vaias da torcida tricolor no MorumBis.
Fora da Libertadores, o São Paulo foca totalmente no Campeonato Brasileiro até o fim de 2025. Na próxima segunda-feira (29), os comandados de Hernán Crespo recebem o Ceará no MorumBis às 20h (Brasília), em jogo que fecha a 25ª rodada da competição.
