Garantido na Libertadores 2026
O Cruzeiro se reapresentou nesta terça-feira (25) na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, dando início à preparação para o confronto contra o Ceará. O jogo, válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, será disputado no sábado (29), às 21h (de Brasília), no Castelão, em Fortaleza, após a equipe mineira golear o Corinthians na última rodada.
Sob o comando do técnico português Leonardo Jardim, todos os atletas disponíveis participaram da atividade. O volante Matheus Henrique, que cumpriu suspensão no último fim de semana, retorna e será uma opção para o treinador na partida.
Movimentando o elenco
Com a vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores já garantida, o Cabuloso deve promover um rodízio no elenco nas três rodadas finais do Brasileirão, conforme indicou Jardim em coletivas recentes.
A expectativa é que jogadores com menor minutagem recebam mais tempo em campo. Entre eles estão os laterais Kauã Moraes e Kauã Prates, os volantes Walace e Japa, e os atacantes Gabigol, Luis Sinisterra e Bolasie, que têm sido utilizados entrando no decorrer das últimas partidas.
Outro atleta que pode ser incluído na lista de relacionados é o lateral-direito Fagner. O defensor, totalmente recuperado de uma fratura na fíbula da perna direita, voltou a treinar integralmente com o grupo na semana anterior. Fagner não estava disponível contra o Corinthians por questões contratuais, já que pertence à equipe paulista.
Baixa confirmada
Por outro lado, o volante argentino Lucas Romero será desfalque certo. O meio-campista recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Corinthians e cumprirá suspensão automática na próxima rodada. A Raposa realizará mais três treinamentos na Toca II antes da viagem para Fortaleza, prevista para sexta-feira (28).
O Cruzeiro, que está invicto há dez rodadas, ocupa a terceira posição na tabela do Brasileirão, com 68 pontos, atrás do líder Flamengo (74 pontos) e do vice-líder Palmeiras (70 pontos). O adversário, Ceará, é o 14º colocado, com 42 pontos, e ainda corre risco de rebaixamento, mantendo uma diferença de quatro pontos para o Santos, o primeiro time na zona de degola.
