Igor Gomes opina sobre profissionalização da arbitragem

Em entrevista à ESPN, Igor Gomes, jogador do Atlético-MG, deu a sua opinião sobre as polêmicas da arbitragem no futebol brasileiro. Para o atleta, a profissionalização pode ajudar, mas diz que não é a solução de tudo. E também aponta problema nas ações de jogadores e dirigentes:

“Eu concordo que a arbitragem brasileira deveria ser profissionalizada, mas isso não vai resolver todos os problemas. Uma parte do meu nicho, que é de atletas, ou até de clubes e dirigentes, também não ajudam. Sim, eu acho que falta critério dos árbitros, que hoje apitam de uma maneira muito pressionada aqui no Brasil.”

“Mas eu não sou a favor com a forma que alguns jogadores abordam os árbitros, não acho isso legal, o árbitro é uma autoridade e muitos jogadores abordam eles de uma forma muito desrespeitosa.”

“Vários dirigentes também usam erros de arbitragem como muleta após derrotas, eles querem se esconder nisso. Os árbitros erram, mas precisamos de uma mudança geral no futebol: árbitros, clubes, dirigentes e atletas. Nós também temos que olhar para nós mesmos e ver se estamos ajudando ou só atrapalhando.”

Profissionalização dos árbitros no Brasil

Com as diversas polêmicas da arbitragem nas últimas semanas, o debate sobre a profissionalização dos árbitros aumentou. Para muitos, isso aumentaria a qualidade do trabalho feito nos jogos das competições nacionais. No entanto, ainda está sendo debatido pela CBF.

A entidade tem lidado com diversas reclamações, apesar de não concordar com todas. Uma solução pensada para o problema é realizar um encontro, de forma a unificar os critérios aplicados. Essa reunião, contudo, ainda não foi confirmada de forma oficial.

Igor Gomes jogador do Atletico-MG durante partida contra o Palmeiras no estadio Arena Allianz Parque pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Marcello Zambrana/AGIF

Atlético-MG x Independiente del Valle

O Atlético-MG tem partida decisiva nesta terça-feira (28). Na Arena MRV, o Galo enfrenta o Independiente del Valle, pela volta da semifinal da Copa Sul-Americana. No jogo de ida, os times apenas empataram, por 1 a 1.

Dessa forma, quem vencer em Belo Horizonte irá se classificar para a final. Em caso de novo empate, os times decidem a vaga nos pênaltis. O confronto começa às 21h30 (horário de Brasília).