Sport é determinado como campeão de 87

O Flamengo vive uma batalha intensa na justiça em busca de validar o seu título Brasileiro de 87. O caso ganhou mais um capítulo no decorrer dessa semana, onde a 1ª Vara Cível da Barra da Tijuca julgou como improcedente uma ação movida pelo clube carioca, na tentativa de ser reconhecido como merecedor da Taça das Bolinhas.

A decisão tomada pelo juiz Arthur Eduardo Magalhães Ferreira destaca que essa discussão já foi encerrada por instâncias superiores. Sendo assim, o caso não é cabível de uma nova interpretação, mantendo a conquista de 87 para o Sport, e o troféu sob os cuidados do São Paulo Futebol Clube.

Os torcedores podem bradar que o Autor é (ou seria) campeão brasileiro de 1987; no entanto, por decisão transitada em julgado do STF, o campeão é o Sport Clube do Recife. Simples assim”, afirmou o juiz através da sua sentença final.

Como essa briga jurídica se iniciou? Entenda

A famosa Taça das Bolinhas surgiu com a ideia de premiar a equipe que fosse pela primeira vez tricampeão nacional seguido ou pentacampeão de forma alternada. Na ocasião em 87, o novo regulamento previa um cruzamento entre o campeão e vice do Módulo Verde (Copa União) com o campeão e vice do Módulo amarelo (seria a segunda divisão).

Ao vencer a Copa União (Brasileirão) de 87, o presidente do Flamengo, Márcio Braga reafirmou que não haveria um cruzamento. No inicio de 88, as equipes entraram em campo nas partidas marcadas diante do Rubro-Negro (campeão) e Internacional (vice-campeão). Sem adversários, as equipes foram proclamadas vencedoras por W.O, originando uma final entre Guarani e Sport, onde o Leão se consagrou campeão.

Zico levanta a Taça das Bolinhas pelo Flamengo: Foto: Imagem de IA

Brigas continuam tendo seus capítulos na justiça

Muitos entendem que o clube carioca é o verdadeiro campeão de 87, visto que o Brasil inteiro acompanhou a Copa União como se fosse um Campeonato Brasileiro. Certamente, essa briga ainda vai se estender por muitos anos por meio de vias jurídicas.

Atualmente, o Flamengo busca alcançar mais um título brasileiro para a sua vasta história. O confronto da próxima rodada diante do Botafogo, que será realizada no dia 16 de agosto, às 19h30 (horário de Brasília), no Nilton Santos, é de suma importância para que eles não vejam o Palmeiras disparando na ponta da tabela, onde agora eles são caçadores após derrota para o Bahia.