Athletico-PR está de volta a elite

O Athletico-PR garantiu a vaga para voltar a 1ª divisão do Campeonato Brasileiro. Após uma Série B complicada, o time só precisava de um empate na última rodada. Em partida contra o América-MG, dentro da Arena da Baixada, o CAP venceu por 1 a 0.

João Cruz foi o autor do gol, deixando a equipe na 2ª posição, com 65 pontos conquistados. Depois de um ano da queda para a 2ª divisão, o Furacão não irá precisar ficar mais uma temporada longe da elite do futebol brasileiro. No entanto, teve uma temporada difícil.

Aproveita a leitura e clica no banner do H2bet para se divertir com o seu time

Campanha do Athletico-PR na Série B

Apesar de ter terminado a Série B com cinco vitórias seguidas, o Athletico-PR chegou a estar longe do G4. Em certo momento da temporada, após sequência ruim, o time esteve mais perto de novo rebaixamento do que de voltar para a Série A.

No início da temporada, o então técnico do Rubro-Negro, Maurício Barbieri, foi demitido por resultados ruins. Odair Hellmann foi anunciado em maio desse ano e, mesmo com algumas instabilidades, foi mantido no cargo. O entendimento nos bastidores é que o principal motivo foi a montagem ruim do elenco.

A janela de transferências no meio do ano ajudou, e muito. Viveros, por exemplo, chegou apenas na metade da temporada e se tornou destaque do time. Mesmo com a melhora, o CAP ainda chegou a sofrer na competição. Antes da sequência decisiva, teve quatro partidas seguidas sem vencer, fazendo com que a torcida desconfiasse da conquista do acesso.

Jogadores do Athletico-PR comemoram acesso a Serie A do Campeonato Brtasileiro ao final da partida contra o America-MG no estadio Arena da Baixada pelo campeonato Brasileiro B 2025. Foto: Robson Mafra/AGIF

Quem caiu e quem subiu

A última rodada foi realmente decisiva. Na parte de cima, apenas o Coritiba estava confirmado na Série A, mas precisava ao menos de um empate para ser campeão. Como venceu, ficou com a taça da Série B. Além do Athletico-PR, Chapecoense e Remo também sobem no Campeonato Brasileiro.

Já na parte de baixo, as coisas já estavam mais definidas. Paysandu, Amazonas e Volta Redonda já haviam sido rebaixados de forma antecipada. O último a cair foi a Ferroviária, que perdeu para o Operário-PR, por 2 a 1.