Sormani analisa brasileiros no Mundial de Clubes

Primeiramente, o Mundial de Clubes expõe fragilidades e virtudes dos clubes brasileiros diante das potências europeias, segundo avaliação do jornalista Fábio Sormani no programa Opinião Placar, exibido no YouTube. Contudo, embora tenham ocorrido vitórias marcantes, como o triunfo do Botafogo sobre o PSG, do Flamengo diante do Chelsea e do Fluminense contra a Inter de Milão, as equipes do Brasil foram eliminadas nas fases mais avançadas da competição.

Dessa forma, segundo Sormani, a melhor forma de competir com os times europeus é alterar o ritmo do jogo, impondo um estilo que tire o adversário da zona de conforto. “O que você precisa fazer contra o europeu? Reduzir a velocidade. Eles gostam de jogo acelerado. Qual o antídoto? Tirar a velocidade do jogo. Então, se fizer isso, reduz bastante o potencial deles”, argumentou o comentarista.

Em seguida, o jornalista ressaltou as virtudes do futebol brasileiro e criticou a tentativa de copiar o modelo europeu. “Nosso jogo não é de velocidade. Sempre tivemos um futebol mais cadenciado, com beleza e ginga.

Por que temos que imitá-los? Não faz sentido. Aliás, Precisamos, sim, de intensidade sem a bola, com marcação e compactação. Mas, com ela nos pés, devemos manter nossa identidade e controlar o ritmo”, concluiu Sormani.

Resultados dos times brasileiros

Aliás, em relação aos números, o Mundial trouxe um cenário equilibrado entre sul-americanos e europeus. Portanto, foram nove confrontos, com quatro vitórias dos clubes da Europa, três dos brasileiros e dois empates. Por outro lado, o Palmeiras foi a única equipe do país a não vencer no tempo regulamentar, empatando com o Porto e sendo derrotado pelo Chelsea. Veja os resultados:

Botafogo 1 x 0 PSG

Flamengo 3 x 1 Chelsea

Inter de Milão 0 x 2 Fluminense

Palmeiras 0 x 0 Porto

Fluminense 0 x 0 Borussia Dortmund

Atlético de Madrid 1 x 0 Botafogo

Flamengo 2 x 4 Bayern de Munique

Palmeiras 1 x 2 Chelsea

Fluminense 0 x 2 Chelsea

Fluminense foi a única equipe brasileira que chegou na semifinal do Mundial de Clubes. (Photo by Megan Briggs/Getty Images)

Chelsea x PSG decidem o Mundial de Clubes

Por fim, a grande decisão do novo formato do Mundial de Clubes será neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), com Chelsea e PSG na disputa pelo título. O time inglês tenta conquistar seu segundo troféu, enquanto os franceses, atuais campeões da Champions League, buscam levantar a taça da Fifa pela primeira vez.