Duelo brasileiro no Mundial
A Copa do Mundo de Clubes segue a todo vapor e promete fortes emoções nas fases eliminatórias. Um dos grandes confrontos da competição será o duelo entre brasileiros Palmeiras e Botafogo.
O jogo já é considerado um clássico nacional recente entre alguns torcedores. O duelo será válido pelas oitavas de final, neste sábado (28), às 13h (horário de Brasília). No entanto, além da expectativa pelo embate dentro de campo, a arbitragem também passou a ser tema de debate entre torcedores.
Arbitro definido para a partida
Isso porque a FIFA definiu o francês François Letexier como o árbitro principal da partida. Aos 36 anos, Letexier é considerado um dos nomes mais respeitados do apito no futebol mundial.
O juiz foi eleito o Melhor Árbitro do Mundo de 2024 pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística de Futebol). “Aos 35 anos, François Letexier tornou-se o Melhor Árbitro do Mundo da IFFHS 2024 devido à sua figura de liderança na arbitragem mundial, encarregado de arbitrar partidas de prestígio a nível nacional e europeu. Ele controlou bem jogos de alta intensidade com atuações excepcionais!”, destacou a entidade.
Letexier já comandou grandes decisões no futebol internacional, como a final da Eurocopa de 2024, vencida pela Espanha sobre a Inglaterra por 2 a 1, e duelos de peso na Champions League, como Liverpool x Real Madrid e Borussia Dortmund x Barcelona.
Partidas nessa temporada
Em 2025, também foi o árbitro de Real Madrid 1 x 2 Arsenal, pelas quartas de final da Liga dos Campeões. Já neste Mundial de Clubes, Letexier apitou a vitória do Benfica por 1 a 0 sobre o Bayern de Munique.
No duelo, o francês aplicou três cartões amarelos e anulou um gol de Kimmich, após constatar impedimento de Harry Kane, envolvido na jogada. Com histórico de partidas de alto nível e atuações elogiadas, Letexier será o responsável por conduzir o jogo decisivo entre Palmeiras e Botafogo.
