O Flamengo entrou em campo na noite da última quarta-feira (28), no MorumBIS, onde foi derrotado de virada para o São Paulo. Na reta final da partida, um suposto pênalti cometido em Arrascaeta irritou os jogadores do Rubro-Negro.

O lance em questão aconteceu no último minuto dos acréscimos. Quando Alan Franco no movimento de tentar impedir o chute do craque uruguaio acaba tendo um contato com a perna que o realizaria. Depois de uma análise minuciosa do lance, a atitude do VAR foi manter a decisão de campo.

Análise do VAR para o possível pênalti em Arrascaeta

VAR: “Eu quero ver essa jogada, antes dele arrematar, agora no rebote. Qual o questionamento deles aí Wilton?

Wilton Pereira Sampaio: “Eles alegam que ele foi calçado antes, pra mim ele chuta e depois tem o contato. Ação de jogo, entendeu?

VAR: “Ele tinha a prioridade do chute nessa hora, vamos ver se tem contato aí. Ele chuta, ele conclui (É o último lance do jogo, vamos ver com bastante calma tá?). Olha o pé esquerdo do jogador do Flamengo com o pé esquerdo do jogador do São Paulo. O jogador do São Paulo vêm, muda a sua corrida.

Wilton Pereira Sampaio: “Pode ficar tranquilo, o VAR vai checar o lance. Pra mim essa carga, esse contato, ele não foi o suficiente pra mim. Mas pode ficar tranquilo na checagem tá?

VAR: “Pra mim também não, eu também concordo. Contato insuficiente, natural do jogo. Olha só, na hora que o Arrascaeta vai chutar ele põe a perna para trás, o jogador do São Paulo não muda a passada em nenhum momento.

DECISÃO FINAL DO VAR: “Pode seguir, tá? Segue a decisão de campo, ele não muda a passada. O Arrascaeta quando vai fazer o chute põe a perna para trás e bate na perna do São Paulo e mesmo assim conclui a jogada, tá?”, concluiu a análise do árbitro de vídeo.

Arrascaeta jogador do Flamengo durante partida contra o Sao Paulo no estadio Morumbi pelo campeonato Brasileiro A 2026. Foto: Marcello Zambrana/AGIF

Opinião da Redação do Antenados no Futebol

O lance em questão tem um apelo bem interpretativo, visto que o contato do jogador é natural do jogo, no entanto atrapalha o resultado final do chute proferido por Georgian De Arrascaeta. Apesar disso, a analise da arbitragem está correta e o contato ocasional não é o suficiente para causar a penalidade.

Após sofrer com mais uma derrota na temporada, o Flamengo se prepara para disputar a primeira final do ano. No próximo domingo (1), às 16h (horário de Brasília), os Rubro-Negros enfrentam o Corinthians, no Estádio Mané Garrincha, em partida válida pela decisão da Supercopa do Brasil.