Roger Machado vai abrir mão do 4-2-3-1?

O Internacional vem de uma derrota pesada para o Palmeiras, por 4 a 1, no Allianz Parque. Agora, o time porto-alegrense tenta se reabilitar contra o Grêmio, neste domingo (21), no Beira-Rio, às 17h30 (horário de Brasília), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Tentando surpreender o arquirrival, o Clube do Povo pode ter mudanças na formação tática e na escalação. No entanto, o técnico Roger Machado ainda apresenta certa resistência em abrir mão do esquema 4-2-3-1.

O Colorado terá o retorno de Bernabei, que cumpriu suspensão no último final de semana. A utilização de Rafael Borré, que se recupera de desconforto na coxa direita, ainda é um mistério. Mercado e Tabata, que ficaram no banco contra o Alviverde Paulista, são outras peças que podem aparecer.

Internacional pode atuar no 5-3-2

Se por um lado Bernabei se destaca pela força ofensiva, por outro deixa a desejar na marcação. Com isso, Roger Machado pode optar pelo 5-3-2, reforçando a defesa com Mercado como líbero junto de Vitão e Juninho. Uma mudança mais simples seria a entrada do argentino no lugar do camisa 18.

Se a opção com três zagueiro realmente for utilizada, um jogador do setor ofensivo deixará a equipe. Vitinho, que atuou na ponta direita e foi substituído no intervalo contra o Palmeiras, aparece como principal candidato. Se o esquema atual for mantido, ele disputa posição com Tabata.

Bernabei retorna após cumprir suspensão. Foto: Maxi Franzoi/AGIF

No setor ofensivo, a maior dúvida é de quem será o comandante de ataque. Ricardo Mathias não balança as redes há seis jogos, enquanto Rafael Borré é preparado para retomar a titularidade, caso esteja em condições de ir para a partida.

Provável escalação do Colorado

Diante deste cenário, uma provável escalação do Internacional para o confronto com o Grêmio conta com Rochet; Aguirre, Vitão, Mercado (Vitinho ou Tabata), Juninho e Bernabei; Thiago Maia, Alan Rodríguez e Alan Patrick; Carbonero e Borré (Ricardo Mathias).