Recusa de Guanaes

O Botafogo esteve no mercado em busca de um novo treinador para substituir Davide Ancelotti, e um dos principais nomes na mira da diretoria foi Rafael Guanaes, comandante do Mirassol e um dos técnicos mais valorizados do futebol brasileiro após a temporada de 2025. Apesar do interesse do clube carioca, o treinador acabou recusando a investida.

Em entrevista ao Globo Esporte, Rafael Guanaes explicou os motivos que o levaram a optar pela continuidade do trabalho no clube paulista, destacando planejamento, estabilidade e alinhamento familiar como fatores determinantes na decisão.

“Houve outras situações que não vêm ao caso, como o Botafogo, mas aquilo que eu tinha definido com o Mirassol, junto com meu empresário e minha família, já estava desenhado. A partir do contato com o clube sobre uma sequência, avaliamos os dois lados e vimos com bons olhos a continuidade desse trabalho”, iniciou.

Acredito que os melhores resultados vêm ao longo do tempo, com mais produtividade, mantendo as ideias na espinha dorsal, como estamos fazendo. Isso é muito atrativo. O clube representa aquilo que eu desenho para mim e para minha família, e é assim que também contribuo com o Mirassol”, disse o treinador.

Principal alvo

Rafael Guanaes teve grande destaque em 2025 ao ser eleito melhor técnico do Brasileirão, após conduzir o Mirassol a uma campanha histórica. Em seu primeiro ano na Série A, o clube terminou na quarta colocação, com 67 pontos, garantindo vaga direta na Libertadores.

RJ – RIO DE JANEIRO – 17/09/2025 – BRASILEIRO A 2025, BOTAFOGO X MIRASSOL – Rafael Guanaes tecnico do Mirassol durante partida contra o Botafogo no estadio Engenhao pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

O treinador era o principal alvo do Botafogo para assumir o comando técnico após a saída de Davide Ancelotti. No entanto, com a recusa de Guanaes, a diretoria alvinegra avançou em outra frente e definiu a contratação de Martín Anselmi. O argentino, de 40 anos, estava livre no mercado após deixar o Porto, de Portugal, e assinou contrato com o Botafogo até o fim de 2027.

Opinião do Antenados no futebol

A chegada de Rafael Guanaes ao Botafogo poderia representar um passo importante no projeto esportivo do clube. O treinador demonstrou capacidade de extrair alto rendimento mesmo com um elenco limitado e tem um perfil alinhado a trabalhos de médio e longo prazo. Ainda assim, a decisão pela permanência no Mirassol mostra coerência com o planejamento pessoal e profissional do técnico.