O Botafogo vive um momento interno bastante conturbado, marcado por problemas financeiros e restrições no mercado da bola. Atualmente, o clube está sob transfer ban devido à dívida com o Atlanta United, dos Estados Unidos, pelo não pagamento do meia-atacante Thiago Almada. A expectativa inicial era de que a pendência fosse resolvida rapidamente, mas o cenário indica que a situação pode se arrastar.

Segundo informações reveladas pelo jornalista Bernardo Gentile, do canal “Arena Alvinegra”, via Fogão Net, o Botafogo já estuda e trabalha internamente com a possibilidade de permanecer com o transfer ban até a próxima janela de transferências, no meio do ano. A dívida envolvendo Almada é apenas uma parte de um problema maior, já que o clube acumula diversos processos na Fifa.

O Botafogo precisará desembolsar entre R$ 600 milhões e R$ 650 milhões em dívidas ao longo de 2026, incluindo valores referentes ao caso do meia argentino junto ao Atlanta United.

“O Botafogo está negociando a dívida com o Atlanta. Esse é um dos problemas. Vamos supor que John Textor tem esse dinheiro e queira pagar. O que escutei hoje é que o Botafogo não precisa resolver apenas essa questão do Almada, são quatro ou cinco processos. A Fifa quer garantia de que não vai atrasar os outros, porque o Botafogo é reincidente, caiu no transfer ban com Segovinha. Agora é mais complicado, um valor muito mais alto”, disse o jornalista.

Existe um plano alternativo pensando na possibilidade de não pagar o transfer ban? Existe sim, não dá para negar. ‘Ah, Textor falou que tem dinheiro e que vai pagar na hora que apertar’. Mais uma das promessas do Textor. Aporte, pagou, vai sair do transfer ban, tudo isso é promessa. E tem que ser tratado apenas como promessa”, revelou Gentile.

RJ – RIO DE JANEIRO – 27/02/2025 – RECOPA SUL-AMERICANA 2025, BOTAFOGO X RACING – John Textor dono da saf do Botafogo apos a partida contra o Racing no estadio Engenhao pelo campeonato Recopa Sul-americana 2025. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Já fechou com jogadores

Enquanto corre contra o tempo para regularizar a situação, o Botafogo tem jogadores que já treinam com o elenco, mas ainda não podem ser inscritos. Entre eles estão o zagueiro Ythallo e o atacante Lucas Villalba.

Opinião do Antenados no Futebol

John Textor vem complicando ainda mais a situação do Botafogo. A SAF do Glorioso enfrenta sérios problemas financeiros, e a possibilidade de conviver com o transfer ban até o meio do ano escancara falhas de gestão. Com esse cenário, a temporada de 2026 tende a ser extremamente complicada para o clube carioca, tanto dentro quanto fora de campo.