Notícias do seu time:
Botafogo
Flamengo
Fluminense
Vasco
Corinthians
Palmeiras
Rb Bragantino
Santos
São Paulo
Internacional
Grêmio
Atlético Mineiro
Cruzeiro
Athletico Paranaense
Coritiba
Bahia
Sport
Ceará
Fortaleza
Atlético Goianiense
Chapecoense
Vídeos

“Desafio do vôlei” e relógio parado: Conmebol pretende mudar o protocolo do VAR e vai à FIFA

Entidade máxima do futebol da América do Sul envia sugestões à FIFA e pretende fazer modificações sobre como os árbitros usam a ferramenta

Imagem do autor da matéria Guilherme Ramos

Escrita por: Guilherme Ramos


Continua após a publicidade

Foto: Mateus Bonomi/AGIF

Foto: Mateus Bonomi/AGIF

Continua após a publicidade


Em meio a polêmicas nas últimas rodadas da Copa Libertadores, como a grande insatisfação do Boca Juniors em relação ao resultado diante do Atlético-MG, a Conmebol estuda promover modificações na maneira com a qual o VAR é operado. Não só na América do Sul, a mudança seria para todo o futebol, uma vez que a entidade enviou as sugestões de mudanças do protocolo à FIFA, que deve analisar.

 

Continua após a publicidade


O “cabeça” desta operação é brasileiro: Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol, foi quem enviou à entidade máxima do futebol as sugestões para implementar mudanças na operação do vídeo. Além da FIFA, a IFAB, órgão responsável pelas regras do futebol, também pode entrar em ação, caso alguma ação precise sofrer alguma modificação, ou até mesmo para criar um novo protocolo. 

 

Continua após a publicidade


Conmebol também liberou público na Libertadores. Foto: Mateus Bonomi/AGIF

Foto: Mateus Bonomi/AGIF

Imagem do link para a matéria Conmebol admite erro do VAR em partida e Cerro Porteño envia ofício pedindo anulação da partida contra o Fluminense

Conmebol admite erro do VAR em partida e Cerro Porteño envia ofício pedindo anulação da partida contra o Fluminense

Diretoria do clube paraguaio se demonstrou irritada com atitude do VAR em gol de Boselli

Em 14/07/2021 - 19:55:08 por Lucas Eliseu

Continua após a publicidade


Seneme, em entrevista à agência AFP, comentou sobre as possíveis alterações que a Conmebol pretende fazer para o VAR. Algumas das propostas são a criação de esquemas de desafios e a paralisação do relógio de jogo quando o árbitro de campo vai consultar o vídeo. “Enviamos recentemente um documento solicitando que o tempo seja paralisado e que os minutos que passem não sejam uma preocupação”, comentou. 

 

Continua após a publicidade


“Também pensamos ser proativos e que cada equipe tenha um número de desafios para pedir sua própria revisão, como acontece em outros esportes, como o vôlei, o tênis”, concluiu Seneme. Atualmente, o árbitro de vídeo pode atuar em quatro situações dentro de uma partida: revisão de gol, pênalti, cartão vermelho ou confusão na identidade de um jogador. As sugestões aumentariam o leque de possibilidades de uso da ferramenta. 

 

Com a sugestão da entidade Sul-Americana, os clubes é quem tomariam as rédeas sobre a decisão de checar ou não um lance. Para que não haja o risco de o jogo ser constantemente interrompido para averiguar uma situação, cada equipe teria uma quantidade limitada de desafios. “O VAR não vai deixar o futebol. Veio para ficar e nós é que temos que nos adaptar melhorando cada vez mais esta ferramenta”, completou o presidente de arbitragem.

 

Deixe aqui sua opinião!

Veja as últimas matérias de Libertadores

X
Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação, analisar como você interage em nosso site, otimizar o desempenho e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em Política de Privacidade