Notícias do seu time:
Botafogo
Flamengo
Fluminense
Vasco
Corinthians
Palmeiras
Rb Bragantino
Santos
São Paulo
Internacional
Grêmio
Atlético Mineiro
Cruzeiro
Athletico Paranaense
Coritiba
Bahia
Sport
Ceará
Fortaleza
Atlético Goianiense
Chapecoense
Vídeos

CBF entra em acordo com a FIFA e passará a testar “VAR Light” no Brasil ainda nesta temporada

Confederação Brasileira de Futebol conseguiu acordo com a entidade máxima do futebol mundial para usar uma nova versão do árbitro de vídeo no Brasil

Imagem do autor da matéria Guilherme Ramos

Escrita por: Guilherme Ramos

+ assuntos:
#seriea
#var
#cbf

Na tarde desta quarta-feira (20), deu-se um passo curioso relacionado à arbitragem em território nacional. A partir de conversas entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a FIFA, houve um acordo sobre a utilização de uma nova “funcionalidade” do polêmico árbitro de vídeo: o inédito “VAR Light”. A experimentação dessa ferramenta irá acontecer ainda durante a atual temporada no Brasil.

 

Continua após a publicidade

Foto: Flickr Oficial Atlético-MG/Pedro Souza/Atlético

Foto: Flickr Oficial Atlético-MG/Pedro Souza/Atlético

Continua após a publicidade


Os testes do VAR Light terão início a partir das quartas de final da Copa Paulista desta temporada. A iniciativa, que ainda nunca teve ocorrência no Brasil, foi anunciada oficialmente nesta quarta pela Federação Paulista de Futebol, que organiza o torneio em que a ferramenta terá uso inédito. Mesmo que ainda seja um experimento, essa nova funcionalidade do árbitro de vídeo é validada pela FIFA para o teste.

 

Continua após a publicidade


Vini Jr. fala em melhor jogo da temporada e vê Real confiante para El Clasico

Continua após a publicidade


Imagem do link para a matéria Inconformado com tropeço em casa diante do Cuiabá, Renato Gaúcho não poupa críticas ao árbitro de vídeo: “VAR apita jogos”

Inconformado com tropeço em casa diante do Cuiabá, Renato Gaúcho não poupa críticas ao árbitro de vídeo: “VAR apita jogos”

Rubro-negro empatou em 0 a 0 com o Cuiabá no Maracanã, neste domingo (17)

Em 18/10/2021 - 00:03:56 por Thaís Rodrigues

A ideia com a implementação do VAR Light é suprir a existência da tecnologia durante os jogos, ou seja, permanecer com auxílio do árbitro de vídeo, mas, ao mesmo tempo, tentar deixar o processo mais acessível, principalmente para partidas de menor porte, como é o exemplo da Copa Paulista. Com isso, o intuito é seguir com a tecnologia mesmo em campeonatos que movimentam menos dinheiro.

 

Continua após a publicidade


Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Você é a favor do VAR?

Sim

Não

Continua após a publicidade


Para esse experimento na Copa Paulista, serão utilizadas somente quatro câmeras por partida. Dessa forma, a existência da tecnologia do VAR permanece, mas a redução faz com que sejam diminuídos os custos e não afeta o julgamento mais preciso com computadores em campeonatos com receitas menores. Na quinta-feira (21), haverá uma reunião entre a equipe do VAR e a arbitragem da Federação Paulista.

 

Junto com os representantes dos oito clubes que disputarão as quartas de final da Copa Paulista, Votuporanguense, Portuguesa, São Caetano, XV de Piracicaba, EC São Bernardo, São Bernardo FC, Noroeste e Botafogo-SP, a reunião com as comissões de arbitragem será para explicar o modelo de uso dessa nova tecnologia, que, caso seja aprovada, tende a seguir nos campeonatos de menor receita. 

 

Deixe aqui sua opinião!

Veja as últimas matérias de Brasileirão

X
Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação, analisar como você interage em nosso site, otimizar o desempenho e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em Política de Privacidade